25 de ago. de 2011

EA veta o uso de Porsches em Forza 4

A Turn 10 recebeu uma má notícia para o desenvolvimento de Forza Motorsport 4: não poderá usar carros da Porsche. A EA, detentora da licença que permite o uso da marca, não autorizou a concorrente a usar os carros da fabricante alemã.

“Isso me mata! Enquanto Forza Motorsport 4 terá veículos da RUF [oficina especializada em personalizar Porsches], ele não terá carros da Porsche. Como vocês sabem, desde o início da franquia de Forza, a licença da Porsche só era possível graças a uma sublicença adquirida através da EA. No Forza 3 nós trouxemos mais de 35 modelos diferentes de Porsche com a colaboração da EA”, explicou o diretor criativo, Dan Greenawalt, na seção de perguntas e respostas do Forza Blog.

Greenawalt disse que tentou, por 18 meses, convencer a EA a voltar atrás e reconsiderar a licença, além de conversar com diversas personalidades influentes para tentar, de alguma forma, obter o direito de uso. Embora ele diga que respeita a EA e espera contar com ela no futuro, o produtor se mostrou insatisfeito com a falta de companheirismos da editora e afirmou que isso fere o “ecossistema” dos jogos de corrida.

“Forza tem uma licença exclusiva para o uso de todas as Ferrari, por exemplo, no Xbox e no PC. Mas nós sempre achamos que não é legal bloquear os outros jogos de corrida a terem os carros da Ferrari. Isso pode não ser nada, mas iria ferir o ecossistema dos jogos de corrida”.
Os três carros da RUF que serão usados pela produtora são de fabricação própria e muito semelhantes aos da Porsche. Isto será o mais próximo que os jogadores poderão chegar da fabricante alemã.

“Perder mais de 35 modelos de Porsche é uma oportunidade perdida para os fãs da Porsche (e a oportunidade perdida de fazer novos fãs da Porsche), mas eu espero que os jogadores de Forza 4 compreendam e apreciem as novas marcas e modelos que tomarão o seu lugar”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário