14 de mar. de 2011

Terremoto afeta a indústria de jogos japonesa

A crise gerada pelo terremoto no Japão afetou a rotina das principais desenvolvedoras de games do país. A Square Enix e a Konami anunciaram que estão desligando os servidores de Final Fantasy XI, XIV e Metal Gear Online para economizar energia e colaborar com o racionamento que já ocorre em todo Japão.

A Sony também fez diversas alterações na sua programação. A desenvolvedora preferiu adiar o lançamento de Motorstorm Apocalypse no país. O jogo sairia esta semana, mas acabou sendo adiando para uma data ainda não anunciada. Além disso, os centros de informação e conserto de Playstation 3 estão fechados até segunda ordem. A própria PSN japonesa irá sofrer quedas e dificuldades de acesso. A companhia não pretende desligar os servidores, porém não garante boa conectividade. Alguns lançamentos e updates que sairiam na atualização semanal serão adiados.

A Sega também optou por atrasar o lançamento de Yakuza: Of the End que sairia esta semana.

Já a Microsoft parou a produção de alguns títulos que seriam lançados para a XBLA e atrasou o lançamento do DLC para Dragon Age: Origins, Awakening. O tour nacional de divulgação do Kinect também foi cancelado.

A Irem foi a única que realmente cancelou um jogo, Disaster Report 4. Programado para sair no Playstation 3, o jogo iria retratar a luta pela sobrevivência do jogador logo após um terremoto que devasta Tóquio.

Todos os eventos ligados aos jogos também foram cancelados, entre eles os eventos de lançamento de Yakuza of the End, BlazBlue Continuum Shift II, Dead or Alive Dimensions e o Monter Hunter Festa.

Se esta é a parte triste do desastre, existe também a esperança e ajuda das próprias companhias. Muitas desenvolvedoras doaram dinheiro para ajudar na reconstrução do país e na ajuda aos desabrigados.

A Sony doou 300 milhões de ienes (R$ 6 milhões) e 30 mil rádios portáteis para ajudar os desabrigados. A Nintendo prometeu a mesma quantia em ienes enquanto a Sega ajudará com 200 milhões, a Bandai Namco com cem milhões e a Koei Tecmo com outros cem milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário